Novidades

Semana municipal de prevenção e combate ao álcool e outras drogas

A Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - COMDICAB, realizaram, entre os dias 24 a 28 de setembro, a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Álcool e outras drogas.
A abertura oficial aconteceu no dia 24/09, no Colégio Estadual Mário Quintana e contou com a presença e pronunciamento de autoridades e apresentação artística com o Grupo BAHTUCA, o qual, conduzido pelo Professor Joel Tomazeli, encantou os presentes pela sincronia e irreverência.
Na terça-feira, dia 25/09, os alunos do Colégio Estadual Mário Quintana e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Rosa foram convidados a refletir sobre a temática através das Histórias de Varal, presidida pelas professoras Alini F. Bedin e Patrícia Euringer. Já o Sargento da Brigada Militar, Senhor Fernando Rosa da Cruz, conversou, de forma simples e didática, com os alunos sobre as drogas e suas consequências.
Na sequência da programação, o Delegado Senhor Germano Alves de Lima abordou, com alunos das séries finais do Ensino Fundamental e turmas do Ensino Médio, a problemática do consumo e comercialização das drogas, e, de forma especial, relatando alguns casos que atendeu na delegacia, bem como, as consequências disso para a vida dos adolescentes.
A quinta-feira foi o dia em que a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE Cantinho Especial reuniu os pais dos usuários para conversa informativa sobre "Medicação e consumo de álcool" conduzida pelo Enfermeiro da UBS de Barão de Cotegipe, senhor Alfredo Victorio Panazzolo Neto.
Encerrando a programação, a sexta-feira contou com apresentações de espetáculos teatrais, no turno da tarde e noite, que envolveram o Colégio Estadual Mário Quintana, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Rosa, a Escola Estadual Miguel Wawruch e população em geral. A companhia Menegazzo Teatros Ltda, da cidade de Casca – RS, com elenco o ator João Carlos Menegazzo e a atriz Viviane Patricia Bonafé Menegazzo souberam, através da comédia e diversão envolver os presentes levando a reflexão sobre a temática.
Após essa produtiva semana, fica o agradecimento aos envolvidos e aos parceiros, certos de que "você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas, se você não fizer nada, não existirão resultados" (Mahatma Gandhi).
Aproveitando a oportunidade, o COMDICAB convida a população de Barão de Cotegipe a participar da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá dia 7 de novembro, às 13h, no Centro de Convivência – “Casa do Idoso”.

Compartilhe: