Novidades

EDUCAÇÃO SE FAZ COM FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO E RELAÇÕES HUMANAS

Sempre visando a melhoria e o avanço na educação, a Prefeitura de Barão de Cotegipe, por meio da Secretaria de Educação, convidou os professores da APAE do município para fazerem parte da formação continuada e planejamento das escolas municipais, ministrados pela pedagoga especialista em educação infantil Talita Bandurka.

Conviver também é matéria de aprendizagem. É na convivência que surgem os conflitos do pensar, do querer, do gostar, de forma diferente do outro.

É nesta relação de aprender e ensinar que a criança, adolescente aprende a considerar pensamentos e ideias divergentes, desenvolvendo habilidades para lidar com as situações do cotidiano e flexibilidades diante dos problemas. Questiona, observa, atua e vive experiências únicas e nesta experiência do coletivo aprende!

 Esta abertura vem para  alavancar ainda mais a qualidade do ensino, sendo que este acontece a nível de território,  em todos os setores sociais,  e garantir um futuro promissor para as crianças, adolescentes e jovens, indiferente da escola, sistema educacional ou projeto social que façam parte. Possibilitar que estas educadoras possam estar se qualificando para levar a seus alunos maiores possibilidades de equidade e capacitação à vida em sociedade, como a troca de vivências entre estas e as professoras municipais,  fortalece o pensamento de que educação se faz nas relações humanas.

 “ Acreditamos em uma cidade educadora: com políticas, espaços, momentos e pessoas juntas para desenvolver  todo o potencial humano. Um projeto coletivo, intersetorial, em rede. Construí-lo não é uma ação que se reduz à Secretaria de Educação, à escola ou entidade social, nem ao poder público apenas. É preciso parar, olhar para as crianças e adolescentes e escutar o que eles nos contam. A partir disso precisamos sentar e construir os objetivos, as habilidades e competências, o currículo, o plano político-pedagógico, as ações que serão desenvolvidas naquele momento. Gestores, professores, funcionários e estudantes, precisam se ver como parte integrante da escola, instituição, do projeto. “ colocou a secretária de Educação Ducili Basso Richetti.

Downloads de Documentos

Compartilhe: