Imagem Destaque Secretaria de Agricultura divulga números sobre Programa de Incentivo aos Suinocultores.
Data da Publicação: 31/10/2018
Data do Acontecimento: 31/10/2018

O município de Barão de Cotegipe apresenta números sobre o Programa de Incentivo aos Suinocultores do município que vem mostrando forte crescimento desde que foi adotado e consagrado pela Secretaria da Agricultura.

Até o momento oito criadores se inscreveram no programa que foi regulamentado em janeiro deste ano através da Lei Municipal 2.691/18 sendo eles os produtores: Mauro Przylepa (240 suínos), Arlindo Dariva (300 suínos), Milton Chiocheta (600 suínos), Gilmar Cadore (130 suínos), José Osvaldo Kalinoski (290 suínos), Valdecir Folador (350 matrizes) que já eram suinocultores e Gilson Ricardi (800 suínos) e Leomar Bertuol  (800 suínos) que estão iniciando no ramo da atividade com a construção de novas pocilgas e que juntos somam o crescimento no montante de 3.510 suínos devendo gerar uma receita bruta importante para a região.

Segundo a Secretaria de Agricultura trata-se de valores expressivos que resultam numa cadeia produtiva que indiretamente contribui com toda a região, segundo o Secretário Sr. Jolcemir Bertuol “O incentivo começa no produtor, que leva ao distribuidor de consumo e insumos, que gera emprego a quem fabrica e a quem distribui, e assim sucessivamente até o seu destino final, todo mundo ganha um pouco”.

Os valores repassados no programa são de R$ 30,00 para leitões e R$ 40,00 para matrizes com limite de mil suínos por produtor.

A arrecadação gerada pelo setor rende aproximadamente em 7% do PIB do município, a Secretaria da Agricultura estima que há alojado aproximadamente 18.8 mil suínos nas propriedades rurais o que é considerado como um bom índice e uma boa expectativa de renda para Barão de Cotegipe.

Texto: Suelen Dal Piva