Barão de Cotegipe

Notícias

Um terreno ocioso.... Uma ideia surgindo...

Imagem Destaque Um terreno ocioso.... Uma ideia surgindo...
Data da Publicação: 25/04/2018
Data do Acontecimento: 25/04/2018

Assim iniciou a semeadura da proposta da horta comunitária no CRAS de Barão de Cotegipe.

A equipe do CRAS Barão lançou a ideia, inicialmente, para os futuros parceiros, Secretaria de Agricultura e equipe da Emater/Ascar do Município.

Discutiu-se como se daria a criação dessa horta: se o espaço poderia ser produzido, uma vez, que estava, há muito tempo desocupado....
Que tipo de hortaliças seriam cultivadas? Quem produziria? Quais recursos seriam utilizados?

Enfim, que metodologia seria usada para manter a horta funcionando?

Após firmadas as diretrizes entre os parceiros, as máquinas da Prefeitura foram convocadas para trabalharem no manejo e adubação inicial do terreno.

Enquanto isso, a equipe do Cadastro Único fazia o primeiro contato com as famílias do Programa Bolsa Família – PBF interessadas. Em dezembro de 2017, com 10 famílias, iniciaram-se os trabalhos. O primeiro encontro foi de conversa e idealizações teóricas.

Com o intuito de promover a inclusão social e produtiva desse grupo específico, desenvolver a cooperação na produção de alimentos para o autoconsumo familiar, ampliar e fortalecer a segurança alimentar e nutricional dos participantes, contribuir para a integração social das famílias participantes,
além de fortalecer os laços de amizade e respeito entre os membros da horta os encontros passaram a ser quinzenais.

Hoje, três meses depois, com outros profissionais agregados à horta, como artesã, a qual já produziu uma ecobag com as famílias, e a contratação de monitora que coordena os encontros, já realizamos a primeira colheita e, a cada novo encontro, semeamos novas sementes e novas ideias!


    Imagens da Notícia

  • Ver imagem
  • Ver imagem
  • Ver imagem

ACESSO AS
REDES SOCIAIS