Barão de Cotegipe

Dados Gerais

Dados Gerais

Geografia

O município de Barão de Cotegipe localiza-se ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, dentro da Região do Alto Uruguai, Micro - Região 326. Limita-se com os Municípios de Erechim (10Km), São Valentim (18 Km), Itatiba do Sul (35km), Barra do Rio Azul (28Km), Ponte Preta (15 Km), Paulo Bento (6Km). Em relação à Capital Porto Alegre distancia-se 290.4569 Km. tendo como rodovia de acesso a RS 480.

Possui uma população de 6.519 habitantes de acordo com a Contagem polupalcional 2007, sendo 3.697 na zona urbana e 2.822 na zona rural. Possui uma área de 259.91 Km².

A cidade é cortada por três rios principais: Rio Jupirangaba, Lajeado Paiol Grande e Lajeado Barbaquá.

Barão de Cotegipe está a uma altitude de 687 m. acima do nível do mar. Com um clima temperado, com chuva anual de 1422 mm.(média). A vegetação é de mata nativa com arbustos, árvores frutíferas e pastagens nativas.
 

Cultura e Turismo

No que tange aos atrativos culturais e turísticos, o município conta com: a Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Nossa Senhora Monte Claro, Primeira Floresta Demonstrativa do Alto Uruguai(Arboreto Povoado Sérvia) cuja estrutura serve de subsídio para estudos interdisciplinares, Piscina Campestre, Balneário Malysz. Como Grupos Artísticos Étnicos e Culturais e esportivos, existe o Coral Italiano I Baronesi, Braspol, Sociedade Esportiva e Recreativa Internacional, Palmeiras Futebol Clube e o Centro de Tradições Gaúchas CTG Rancho Amigo. As festividades culturais e gastronômicas mais divulgadas são: Semana do Município (Janeiro); Baile do Chopp (Janeiro); Festa do Frango (último fim de semana de Janeiro); Festa do Suíno (Maio); Festa Italiana (Julho); Festa do Colono e do Motorista (Julho); Semana da Pátria (Setembro); Semana Farroupilha (Setembro); Festa das Capelinhas (Outubro); Festa do Leite (Novembro); Todos os anos (Maio) Expo Barão Feira Comercial, Industrial, Agropecuaria e de Artesanato de Barão de Cotegipe.

ACESSO AS
REDES SOCIAIS